terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cardeal Hummes participa de encontro internacional da RCC

Cardeal Hummes participa de encontro internacional da RCC

Rádio Vaticano


Está em andamento na cidade italiana de Assis o 2° Encontro Internacional dos Bispos interessados nas Comunidades da Renovação Carismática Católica, sobre o tema "Os carismas na vida da Igreja particular".

Hoje, 27, interveio o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, que falou sobre "O discernimento espiritual dos carismas na Igreja local com referência à renovação carismática católica".

Em sua palestra, Cardeal Hummes afirmou que o apóstolo Paulo nos indica o caminho para realizar o discernimento dos carismas especiais na Igreja. Quais são então, segundo o apóstolo, os critérios para reconhecer os carismas do Espírito Santo?

O primeiro critério, recordou o cardeal, é Jesus Cristo, ou seja, um carisma não seria legítimo se não fosse conforme à fé em Cristo.

O segundo critério é o bem comum, isto é, a destinação do carisma ao bem da comunidade. O apóstolo Paulo fala disso com muita ênfase e tenta demonstrar com exemplos claros quanto esse aspecto seja importante. O Cardeal Hummes advertiu que um carisma não é dado para honrar quem o recebe, para privilegiá-lo. "Não! Somente quando o carisma é usado para o bem comum alcança o seu fim legítimo e realiza a sua intenção originária, isto é, a intenção dada pelo Espírito."

Já o terceiro critério indicado pelo apóstolo é a caridade. Nos carismas, recordou o Cardeal, se demonstra que o "Espírito sopra onde quer". Já o quarto critério de discernimento é a unidade da comunidade eclesial. "Poderia-se dizer que a unidade na diversidade faz parte do terceiro critério, já que é fruto do amor. Os carismas, portanto, nunca podem ser fatores de desunião, de discórdia, de divisão na Igreja. Pelo contrário, mediante a caridade, que deve unir toda a comunidade com todos os seus membros, os carismas devem ser acolhidos na oração, com muita humildade, com espírito de comunhão com a comunidade e seus membros, com espírito de serviço aos outros, com disponibilidade, com ardor missionário e gratidão profunda", explicou.

Por fim, concluiu o cardeal, é importante acrescentar ainda que os carismas não são ordenados somente à vida interna da Igreja ou somente à santificação pessoal, mas são ordenados "à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo".

Além do Cardeal Hummes, do Brasil participa também o arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira Correa. O encontro encerra-se no dia 30.