terça-feira, 18 de novembro de 2008

Livraria Internacional Bento XVI é inaugurada

Livraria Internacional Bento XVI é inaugurada

Da Redação, com Rádio Vaticano


O secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, inaugurou hoje, 18, na Praça Pio XII, perto da Praça São Pedro, a Livraria Internacional Bento XVI.

Segundo Cardeal Bertone, esta livraria vai manter uma intensa colaboração com o Serviço Fotográfico do jornal L’Osservatore Romano e com o Departamento numismático e filatélico do Vaticano. "Na loja será possível encontrar as fotos relativas às audiências e às viagens do Papa, as novidades filatélicas e numismáticas e toda a produção da Livraria Editora Vaticana".

O projeto da loja foi feito pelo arquiteto Gianni Testa, que se inspirou na Praça de São Pedro como local que acolhe todos e como coração do mundo católico.

"Podemos dizer que com esta sede foi criada mais uma praça, ligada à Praça S. Pedro, na qual quem entra pode encontrar o Senhor. Na aldeia globalizada da pós-modernidade, onde a secularização divide sempre mais o homem de Deus e, conseqüentemente, os homens entre si, esta livraria pretende representar a novidade sempre atual da fé cristã, contida na imutável Palavra de Deus", disse o cardeal.

Esta nova livraria, acrescentou, "se propõe como local de evangelização e de autêntica promoção humana, oferecendo textos e subsídios que respondem às expectativas, às exigências e aos desafios da cultura contemporânea".

Já o diretor do L'Osservatore Romano, Gian Maria Vian, explicou: "Trata-se de uma nova porta que se abre aos visitantes, peregrinos, mas também turistas e que, vindo a Roma, naturalmente visitam São Pedro. Portanto, a finalidade desta nova estrutura é: abrir-se sempre mais.

O L’Osservatore Romano sempre disponibilizou, além da documentação textual, um importante arquivo de imagens, que documenta toda a atividade pública do papa que, nas últimas décadas, está sempre mais em contato com os fiéis. Os fiéis, naturalmente, têm o desejo de consultar essa documentação, e por isso os pedidos são inúmeros".