Papa envia mensagem aos participantes do Congresso Pela Vida
"Sejam verdadeiros portadores da Vida!". Esta foi a exortação dirigida pelo Papa Bento XVI aos participantes do Congresso Internacional pela Vida que iniciou hoje, 25, em Indaiatuba (SP).
Por meio de uma breve mensagem lida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, enviada aos conferencistas, o Pontífice demonstrou sua alegria e apreço pela iniciativa do evento e pediu que todos se esforcem para que a vida seja preservada. Por fim dirigiu aos participantes sua bênção apostólica.
A abertura contou com a presença do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; do chanceler da Pontifícia Academia para a Vida, Mons. Ignácio Carrasco de Paula; de Dom Dimas Lara Barbosa; do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini; do membro da PAV, Padre Aníbal Gil Lopes, e do responsável pela Casa de Retiros Vila Kostka, padre Emmanuel.
O presidente da Conferência Nacional da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou, durante a abertura que o evento estreita a relação entre a Pontifícia Academia para a Vida, organizadora do evento junto com a CNBB, e as dioceses. "Sua finalidade [do Congresso] é buscar estabelecer uma relação mais estreita entre esse importante organismo da Santa Sé, responsável pela reflexão acadêmica sobre as questões da Vida, e a missão pastoral dos bispos e das Igrejas locais”.
"Este Congresso vem dar continuidade às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade deste ano, que escolheu tratar da defesa da vida humana", disse Dom Dimas. Papa o secretário da CNBB, este é um tema urgente, pois no Brasil a vida vem sendo ameaçada em vários aspectos, como através do aborto, eutanásia e fome.
O presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia destacou que é necessário fazer compreender que o "bem da vida" é o "bem fundamental para todos", e que este é o fundamento base para a sociedade, fundamento para que exista um verdadeira solidariedade. "Creio que o Brasil está tendo um rápido progresso, mas nem por isso pode esquecer este fundamento", destacou o Bispo.
Um dos idealizadores do evento no Brasil e membro da Pontifícia Academia para a Vida, Padre Doutor Aníbal Gil Lopes, falou que é tarefa deste dicastério ser espaço para a discussão da bioética. “Este congresso representa a resposta da Igreja em defesa da vida e daquele que não é capaz de defender sua própria vida”, acrescentou.