terça-feira, 22 de julho de 2008

Jornada Mundial da Juventude 2008

"Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas"
"Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Atos 1, 8) foi o tema da
Jornada Mundial da Juventude 2008, que foi realizada em Sidney, na Austrália, de 15 a 20 de julho. O evento marcou a primeira visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, ao país.
Durante o encontro foram realizadas catequeses, adorações, Santas Missas, momentos de
oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas, mas com a mesma finalidade: a busca de Deus. Na última edição, na Alemanha, a JMJ reuniu cerca de 1 milhão de fiéis. Apesar de ser idealizada e organizada pela Igreja Católica, o convite se estende a todos os jovens do mundo, de todos os credos, raças e nações.
Para João Paulo II, fundador da Jornada, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo. "O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações" (Carta de João Paulo II ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado em Czestochowa).