terça-feira, 8 de julho de 2008

Papa concede indulgência plena durante o Ano Paulino

Papa concede indulgência plena durante o Ano Paulino
O papa Bento XVI concede por ocasião do Ano Paulino a indulgência plenária para todos os fiéis que visitarem a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, os que participem da S. Missa em honra do Apóstolo, e os impedidos e doentes que se unirem espiritualmente ao evento.
O Ano Paulino é dedicado a São Paulo, por ocasião dos 2 mil anos de seu nascimento, começou no dia 28 de junho e durará até 29 de junho de 2009, dia de São Pedro e São Paulo.
A indulgência plenária, segundo o decreto, é concedida a todos os fiéis cristãos "que, verdadeiramente arrependidos e purificados através do sacramento da penitência e da comunhão, peregrinem à Basílica de São Paulo na Via Ostiense e rezem segundo as intenções do máximo pontífice". Esta Basílica foi consagrada pelo Papa Silvestre no ano 324, e foi erguida no local onde foi sepultado S. Paulo, martirizado sob o Imperador Nero entre os anos 65 e 67 d.C.
Poderá se beneficiar dessa graça tanto esses fiéis cristãos quanto os falecidos, e só poderá ser obtida uma vez ao dia. Os fiéis de outras igrejas locais – fora de Roma – que cumprirem as condições estabelecidas e participarem de uma celebração em homenagem a São Paulo nos dias de abertura e fechamento do Ano Paulino também poderão receber a indulgência plena.
E os doentes e impedidos? Basta a reta intenção de aceitar as condições estabelecidas pela Igreja e se unir espiritualmente às celebrações paulinas, a fim de participarem destas graças especiais.
Ano Santo é um ano especial em que a Igreja concede graças espirituais aos fiéis, em concordância com o que se diz na Bíblia sobre o Ano Jubilar dos Israelitas: cada 7 anos era Ano Sabático e nestes anos aqueles que venderam suas terras por necessidade as recuperavam, e os escravos adquiriam a liberdade. Em 1300 o Papa Urbano VIII deu início ao primeiro Ano Jubilar da história, em Roma. Em 1954 houve o Ano Santo Mariano, decretado pelo Papa Pio XII, por ocasião do centenário do dogma da Imaculada Conceição.
O Ano Paulino, além de servir para fomentar mais a espiritualidade dos fiéis, é uma ótima ocasião para se promover iniciativas – no âmbito da formação e divulgação – a respeito da pessoa e a obra de S. Paulo, o “Apóstolo dos Gentios”.