domingo, 20 de julho de 2008

"Que este encontro represente novo cenáculo", diz Bento XVI

"Que este encontro represente novo cenáculo", diz Bento XVI

Da Redação

O Papa Bento XVI preside, neste momento, a Missa de Encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2008. Durante a homilia, o Santo Padre assinalou que este evento deve ser um "novo Cenáculo". O Santo Padre lembrou que cada jovem, tendo recebido Espírito Santo, deve ouvir e viver as mesmas palavras que Jesus dirigiu aos apóstolos: "Sereis minhas testemunhas até os confins do mundo". E acrescentou: "Que este encontro represente novo cenáculo.
Que o Espírito Santo vos envie como Apóstolos". A Missa acontece no hipódromo de Randwick, a 9 quilômetros do centro de Sidney. O local, com capacidade para 450 mil pessoas, está lotado.Um dos momentos aguardados nesta Missa é o anúncio do país que sediará a próxima JMJ. Outro momento marcante, é a
celebração do Sacramento do Crisma a 24 jovens provenientes de diversas nações.Em suas palavras, Bento XVI convidou os jovens a abraçarem fé, a esperança e a nova vida em Cristo. "Vim para confirmar-vos na vossa fé a abrir vossos corações às riquezas de Cristo e aos Vossos dons", disse. "Jesus anuncia que começou uma nova era na qual o Espírito será derramado sobre toda a humanidade. Na Austrália, vemos força do Espírito até mesmo na natureza", falou.O Santo Padre ressaltou que nesta jornada, cada participante teve a oportunidade de experimentar o Espírito na beleza da Igreja que engloba pessoas de toda raça e língua: "A força do Espírito não cessa em encher de graça, a vida da Igreja". Remetendo-se a Santo Inácio de Antioquia, acrescentou, referindo-se ao Espírito Santo: “É nascente de água viva, que brota do coração e sussurra: ‘vem, vem para o Pai’”. O Papa considerou: "Não merecemos ou conquistamos o Espírito. O recebemos como graça e dom. “O amor de Deus nos alcança quando mudamos a partir de dentro". O Papa assinalou que Jesus é cumprimento das promessas de Deus e que a efusão de seu Espírito pode criar mundo novo e renovar face da terra. "A nova geração de cristãos, é chamada a edificar o mundo nesta época em que o amor precisa ser fiel e livre. Que os jovens promovam o bem e irradiem alegria e beleza". A multidão aplaudiu o Papa ao ouvi-lo dizer: "Não tenhais medo de dizer vosso sim a Jesus". Ele fez a afirmação referindo-se aos jovens que desejam ser sacerdotes ou seguir uma vida consagrada.Reforçando o valor da oração pessoal e diante do Santíssimo Sacramento, Bento XVI desafiou os jovens: "Permitam-me dizer: E vós? O que deixareis para próximas gerações? Estão construindo algo durável? Como estão usando os dons que lhes foram dados e derramados sobre vocês?". E deu uma direção: "A força do Espírito não se limita a orientar-nos e consolar-nos. Orienta-nos quanto ao futuro, à vinda de Jesus".A Canção Nova transmite a Missa de Encerramento da JMJ Ao vivo pela TV e pela internet.